sexta-feira, 29 de maio de 2020

VALPARAÍSO PRECISA AVANÇAR

A imagem pode conter: 1 pessoa


Valparaíso é uma cidade com grande potencial, quando aqui cheguei me apaixonei pelo povo, pelo acolhimento e decidi que devolveria tudo que recebi quando nossa família escolheu aqui para ser o nosso lar.
Como assistente social desempenhei inúmeras ações, levei alento à centenas de famílias e hoje eu vejo o quanto a cidade precisa de uma atenção especial. Ruas esburacadas, a saúde um caos e isso sem falar da pandemia de coronavírus que mexeu com todos.
Sou moradora de Valparaíso, amo a minha cidade e o meu objetivo é que esta cidade alcance todo o seu potencial. Que os dias de abandono fiquem para trás, quero trabalhar em favor desse povo batalhador, que acorda cedo em busca do pão para suas famílias.
A população de Valparaíso precisa de mais, mais atenção, mais dignidade, mais cidadania, mais políticas públicas que beneficiem a todos.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

MULHERES NA POLÍTICA

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
Maria Yvelônia



Como mulher sei o quanto é difícil vencer barreiras e lutar pelos nossos objetivos. Enfrentamos a luta por espaço e também pelo reconhecimento. Somos a maioria da população brasileira, porém ainda não temos a visibilidade na política como deveria.

Na política precisamos avançar, precisamos ter maior representatividade com políticas públicas que contemplem esta parcela tão grande da sociedade. Quero lutar pela igualdade.

Nós podemos, nós somos capazes. Eu acredito na força da mulher, que é mãe, esposa, profissional, que se desdobra para dar conta de tudo. Por isso, sempre digo que lugar de mulher é onde ela quiser. Temos o direito e o dever de exercê-lo.

Nossas meninas precisam de bons exemplos, precisam se inspirar para se tornarem mulheres fortes no futuro.

VEJA O VIDEO

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Igrejas que fazem evangelismo pessoal são as que mais crescem

Pesquisa ouviu 1500 pastores de igrejas consideradas pequenas.

Comunidade Evangélica Internacional Zona Sul evangelizando no Carnaval. (Reprodução / Instagram)


Nem TV, rádio ou internet. Um estudo publicado pelo Instituto LifeWay revela que as igrejas pequenas que apostam na evangelização pessoal são mais propensas a crescer.
O levantamento, que entrevistou 1.500 pastores americanos de igrejas evangélicas com menos de 250 membros, foi conduzido em parceria com o Centro Billy Graham e o Centro Caskey para a Excelência da Igreja, ligado ao Centro Teológico Batista de Nova Orleans.
“A pesquisa investigou quantos convertidos cada igreja teve nos últimos 12 meses e se essas pessoas permaneceram na igreja depois da profissão de fé”, explicou a LifeWay. “Os pesquisadores compararam os 20% das igrejas com mais convertidos que permaneceram após um ano e os 50% com o menor número de convertidos que permaneceram”, completa.
A conclusão é que as igrejas com maior taxa de permanência dos novos convertidos são as que fazem esforço contínuo para evangelizar.
Isso inclui apelos nos cultos para “aceitar Jesus” e envolvimento com as comunidades ao redor dos templos. Outro fator importante na retenção de convertidos foi a realização de aulas de discipulado pelo menos a cada seis meses.
Scott McConnell, diretor executivo da LifeWay diz que, embora pareça óbvio, “convidar não cristãos que venham à igreja, compartilhar o Evangelho com eles, acompanhá-los e ensinar que façam o mesmo com outros gera crescimento”.
De modo resumido, essas são as características das igrejas com maior número de convertidos retidos:
  • 93% dizem que sua igreja realiza atividades fora da igreja – pelo menos a cada seis meses – visando compartilhar o evangelho.
  • 92% ouvem constantemente os relatos de membros da igreja envolvidos na evangelização e tentativas de alcançar não cristãos.
  • 68% oferecem aulas para novos participantes pelo menos a cada seis meses.
  • 66% fazem semanalmente apelos para que as pessoas se comprometam com Cristo após uma apresentação clara do evangelho.
  • 57% preparam em seu calendário de atividades, programas periódicos para compartilhar a fé com pessoas fora do templo.
  • 51% oferecem treinamento para evangelismo pessoal pelo menos a cada seis meses.
  • 26% dedicam pelo menos 30% do seu orçamento para evangelismo e missões.

sábado, 16 de maio de 2020

MUNDO CRISTÃO--“Fé” aumenta em meio à pandemia, mostra estudo

Mesmo com igrejas fechadas, fiéis experimentam fortalecimento espiritual.



Mãos em oração no banco da igreja. (Himsan / Pixabay)



Por 

A pandemia global de coronavírus transformou praticamente todos os aspectos da vida pública da população, inclusive as práticas religiosas. Mesmo assim, uma pesquisa mostra que fiéis perceberam um “aumento na fé” durante a quarentena.
Um novo estudo do instituto Pew Research Center feito com norte-americanos mostra que um quarto dos adultos (24%) diz que sua fé se tornou mais forte por causa da pandemia, enquanto apenas 2% afirmou que sua fé esmoreceu.
A maioria, contudo, afirma que sua fé não mudou muito (47%) ou que a questão não é aplicável porque o pesquisado não era religioso (26%).
Os cristãos são mais propensos do que outros grupos religiosos a testemunhar um fortalecimento da fé. Os judeus, por outro lado, são mais propensos a dizer que sua fé não mudou muito (69%). Entre aqueles que se declaram ateus, agnósticos ou sem religião, um quarto (26%) afirmou que sua fé não mudou muito.
Resta saber se a fé fortalecida que alguns americanos estão experimentando se traduzirá em maior frequência nos cultos, uma vez que a maioria das casas de culto (93%) está fechada devido a recomendações de isolamento social.




sexta-feira, 15 de maio de 2020

PARABÉNS A TODOS OS ASSISTENTES SOCIAIS




Hoje é o nosso dia, o Dia dos Assistentes Sociais, profissionais que escolheram como profissão ajudar o próximo. Tenho muito orgulho da minha trajetória, das pessoas que conheci e que me ensinaram tanto.
Eu escolhi esta carreira por amor, foi o meu chamado e a minha missão que falaram mais alto quando fui fazer o tão sonhado vestibular. As lutas foram imensas, mas a cada novo aprendizado eu sabia que este era o meu caminho.
Obrigada a cada assistente social que contribui para uma sociedade melhor, que trabalha com amor e respeito ao cidadão. Quero parabenizar a todos os amigos de profissão, e agradecer pelo empenho, dedicação e humanismo com que conduzem cada atendimento.

VEJA O VIDEO DE  Maria Yvelônia




-1:00

terça-feira, 12 de maio de 2020

Maria Yvelonia mostra força da mulher na política de Valparaíso

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé



A mulher tem se destacado nos últimos anos, mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino e na política também. Muitas conquistas foram obtidas pelas mulheres ao longo dos anos, dentre elas o direito ao voto e a maior participação na sociedade.
Mulheres, são maioria na população brasileira (52,5%), são mais de 77 milhões de eleitoras em todo Brasil. Desse número, apenas 9.204 (31,6%) mulheres concorreram a um cargo eletivo nas eleições de 2018. E destas apenas 290 foram eleitas. A sociedade está avançando, o número cresce, mas ainda há muito para ser conquistado.
Representante de Valparaíso, Maria Yvelônia, é referência na cidade, uma mulher atuante no município, e como assistente social realizou um ótimo trabalho, sempre com muita determinação. Yvelônia, é reconhecida por onde passa, já que o seu histórico com a população é imenso. Muitos dizem que ela fez mais pelo povo do que muito gestor que passou pela cidade.
Para Yvelônia, ainda existe muitas mudanças a serem feitas. “Precisamos mudar esta realidade, e se quisermos ter pautas relacionadas aos direitos das mulheres apresentadas e apreciadas devemos ocupar este espaço político” conclui Yvelônia.

sábado, 9 de maio de 2020

ESTUDOS BÍBLICOS--O evangelho já foi pregado em todo o mundo?

“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24.14)

Bíblia aberta em meio à multidão. (Aaron Burden / Unsplash)



Mateus 24 (mesmo conteúdo de Marcos 13Lucas 21) apresenta um texto que conhecemos como Sermão Profético. Jesus estava assentado no monte das Oliveiras, quando seus discípulos lhe perguntaram sobre o fim dos tempos.
E esse foi o último discurso do Mestre, pois ele estava vivendo a sua última semana aqui na terra. E a resposta Dele aos discípulos foi bem ampla, descrevendo os sinais que precederiam esse fim.
Veja aqui alguns:
  • Muitos vão enganar as pessoas, dizendo ser Jesus Cristo;
  • Haverá falsos profetas e falsos mestres;
  • Grandes sinais e maravilhas serão feitos para enganar as pessoas;
  • Ouviremos falar de guerras, rumores de guerras e rebeliões;
  • Nação vai lutar contra outra nação e reino contra reino;
  • Haverá fomes, terremotos e pestes em vários lugares;
  • Intensa perseguição aos cristãos;
  • Ódio e traição até mesmo entre familiares;
  • Aumento da maldade e frieza espiritual (apostasia);
  • Acontecimentos terríveis e grandes sinais vindos do céu;
  • O sacrilégio terrível (como descreveu o profeta Daniel);
  • E a grande tribulação.
Primeiro vamos entender que o “tempo do fim” vai ocupar um período da história e isso pode levar alguns anos para acontecer. Nesse estudo, vamos analisar apenas um dos sinais que vai anunciar esse tempo, que é a pregação do Evangelho em todo o mundo.
Mundo (do grego oikoumene) – significa “área habitada da terra”.
Nesse estudo, não vamos numerar quantos países, povos ou etnias foram ou não alcançados pelo Evangelho, mas vamos analisar pelo número de idiomas em uso, que são 7.351 (de acordo com informações atuais da Sociedade Bíblica Brasileira).
O professor Luiz Sayão observa que, em nosso século, pela primeira vez, o Evangelho “pode” alcançar toda essa terra habitada, mas ainda não alcançou. Sabemos que há um grande esforço missionário da igreja de Cristo para que isso aconteça, mas nem todas as etnias já foram evangelizadas, e é por isso o fim ainda não veio.

Mundo evangelizado no século I

A Bíblia tem alguns textos que afirmam que essa evangelização já aconteceu no passado. No primeiro século, o apóstolo Paulo disse que o Evangelho havia sido pregado em todo o mundo.
“Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.” (Romanos 1.8)
“A fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Mas eu pergunto: Eles não a ouviram? Claro que sim: A sua voz ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo.” (Romanos 10.17-18)
Veja também o que Paulo disse em sua carta aos colossenses:
Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.” (Colossenses 1.6)

Algumas especulações demográficas

Sabemos que após o dilúvio, havia apenas 8 pessoas em todo o Planeta Terra.
Estima-se que nos primeiros 1.400 anos, a população era de 50 milhões.
No ano 1.000 a.C. (tempos de Davi), havia 150 milhões.
E, no século 1 (tempos de Cristo), havia 300 milhões.

Quantas pessoas já viveram nessa terra?

Nunca saberemos ao certo. Mas é verdade que muita gente gostaria de saber quantos seres humanos Deus já criou até o dia de hoje. Mas não há registros demográficos disponíveis para isso. O que temos são apenas especulações e não dados científicos.
De qualquer forma, segue o número: 108 bilhões de pessoas. Essa informação vem de uma instituição que realiza pesquisas e análises financiadas por fundações privadas e agências governamentais.
Isso quer dizer que, nesse momento, o número de pessoas vivas pode equivaler a apenas 7% de toda a população que já viveu nesse mundo. Mas isso é só uma especulação. Vamos voltar ao nosso tema.

Sobre a profecia

Já vimos através desse estudo que há profecias que são temporais e futuras ao mesmo tempo. Além disso, já abordamos sobre a forma como uma profecia se cumpre – muitas vezes ela vem acontecendo ao longo do tempo até o seu cumprimento total, ou seja, até alcançar o seu ápice, o seu ponto máximo ou a sua plenitude.
Lembre-se das guerras, das mortes por pragas e pestes, fomes e terremotos, tudo isso vem acontecendo, mas ainda não no nível do “tempo do fim”.
Agora vamos tratar especificamente sobre a pregação do Evangelho em todo o mundo. Se por um lado, essa profecia teve o seu cumprimento já no século I, de lá pra cá, ela nunca mais aconteceu de forma plena.
E o principal motivo é a perseguição aos cristãos que vem se tornando cada vez mais intensa, principalmente no mundo oriental.

Avanço da pregação do Evangelho

Mesmo assim, o Evangelho está sendo pregado em todo o mundo, faltando pouco para que a profecia se cumpra. Vamos acompanhar alguns números:
  • No mundo atual temos 7,7 bilhões de pessoas
  • O número total de idiomas é de 7.351
* Essas são informações de 2020
Os dados que veremos agora são de 2019:
  • 5,6 bilhões de pessoas têm acesso à Bíblia completa (694 idiomas)
  • 805 milhões têm acesso ao Novo Testamento (1.557 idiomas)
  • 411 milhões têm acesso a algumas partes da Bíblia (1.129 idiomas) 
Inclui-se aqui o trabalho de evangelização realizado para comunidades surdas e deficientes visuais.
Agora vamos ao resultado
De acordo com essas informações, atualmente, temos um total de 6,8 bilhões de pessoas no mundo que já tiveram acesso à Bíblia (em 3.380 idiomas). Isso equivale a 89% da população mundial. Quer dizer que 11% (menos de 1 bilhão) ainda não têm nenhum acesso à Bíblia. E o desafio é grande, porque esses 11% representam 3.971 idiomas.
Lembrando que não é necessário que a Bíblia seja traduzida para todos eles, isso porque muitos povos falam mais do que um idioma. Significa que essas pessoas podem ter acesso ao Evangelho em outra língua.
Tabela com números da Bíblia (União das Sociedades Bíblicas)

Como o evangelho é pregado?

A evangelização não é feita somente de forma presencial, através de missionários, mas através de rádios, TV’s, internet e os mais diversos recursos tecnológicos. Através de redes sociais, podcasts, bíblia online, micro cartões de memória, celular ou até uma página da Bíblia, que passa de bolso em bolso, clandestinamente, em locais onde o cristianismo é considerado um crime.
Resumindo
Com o avanço tecnológico, o Evangelho pode alcançar a terra toda a qualquer momento. Os quase 4 mil povos que ainda não possuem uma Bíblia podem estar concentrados em poucos países. Veja os sete países que possuem o maior número de idiomas e dialetos.
Variedade Linguística
  1. Papua Nova Guiné – 820
  2. Indonésia – 707
  3. Nigéria – 526
  4. Índia – 454
  5. Estados Unidos – 422
  6. China – 300
  7. México – 289
Só nessas sete nações, há mais de 3.500 idiomas.
Os 10 idiomas mais falados do mundo
  1. Mandarim, idioma oficial da China – 1,2 bilhões de falantes
  2. Espanhol – 400 milhões
  3. Inglês – 360 milhões (500 milhões usam o inglês como segunda língua)
  4. Hindi, norte da Índia
  5. Português – 280 milhões
  6. Árabe – 250 milhões
  7. Bengali – 170 milhões
  8. Russo – 170 milhões
  9. Japonês – 130 milhões
  10. Punjabi (Índia e Paquistão) – 100 milhões

Situação no Brasil

No Brasil, por exemplo, estima-se que haja cerca de 180 idiomas diferentes entre os povos indígenas. Não há como saber exatamente quantos desses povos ainda não possuem as Escrituras, porque para cada grupo específico existe um trabalho em andamento.
De acordo com as últimas notícias, faltam mais ou menos 70.
É um trabalho árduo de uma grande equipe. Oitenta tradutores de sete países diferentes, várias organizações missionárias envolvidas, e ainda assim, o tempo investido é imenso.
Pra se ter uma ideia, o tempo investido para traduzir só o Novo Testamento pode levar 10 a 50 anos, dependendo da complexidade da língua.

No mundo

No mundo todo, fica ainda mais complicado estabelecer números confiáveis. O que sabemos é que “este evangelho do Reino está sendo pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações”, e então, no tempo certo, virá o fim.
Ore por aqueles que se empenham nessa missão da traduzir a Bíblia para vários idiomas, e entregam suas vidas por esse propósito. Busque informações sobre esses projetos, envolva-se mais amplamente com a obra de Deus e, se possível, ajude financeiramente se você tiver condições.
O que não podemos é viver como se estivéssemos desconectados do corpo de Cristo. Essa missão não é exclusiva de algumas pessoas. Essa missão é nossa!

Estude a Bíblia no Telegram

No grupo de estudos Bíblia Investigada você poderá tirar muitas dúvidas sobre vários textos bíblicos. A proposta de trabalho está baseada no jornalismo, sempre em busca de compreensão das Escrituras através de pesquisas e reportagens que incluem expressões idiomáticas, costumes judaicos e cultura dos povos antigos.
Aqueles textos que parecem confusos ou que são usados de forma inadequada podem ganhar um novo sentido e mudar nossas vidas de maneira muito positiva. A Bíblia é incrível! Quanto mais nos aprofundamos em seus ensinamentos, mais nos transformamos e caminhamos em direção ao Criador.
Se você quer fazer parte desse grupo, acesse gospelpri.me/biblia-investigada
Referências
Fatos importantes sobre o acesso à Bíblia – https://www.unitedbiblesocieties.org/key-facts-bible-access/
O Início do Fim e a vinda de Cristo – Mateus 24 (Luiz Sayão) – https://www.youtube.com/watch?v=FoS3bdlJjQc
Quantas pessoas já existiram desde o surgimento do homem? (Population Reference Bureau – PRB) – https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/quantas-pessoas-ja-existiram-desde-o-surgimento-do-homem,a008aaccde6da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
O crescimento da população mundial nos últimos 12 mil anos (vídeo) – https://www.youtube.com/watch?v=niXv2V38_7k
Variedade de línguas (países com maior número de idiomas) – http://www.lerschtraducoes.com/w/variedade-linguistica-veja-os-paises-com-o-maior-numero-de-linguas/
Dez idiomas mais falados do mundo – https://pt.babbel.com/pt/magazine/os-10-idiomas-mais-falados-no-mundo
Estatísticas da Tradução da Bíblia – 2019 (Wycliffe) – https://www.wycliffe.net/pt-br/recursos/estatisticas-da-traducao-da-biblia-2019/
A sangrenta história das traduções da Bíblia – https://www.bbc.com/portuguese/geral-48403194
Tradução da Bíblia para línguas indígenas do Brasil – http://moravios.org/traducao-da-biblia-para-indigenas/
Missionários aprendem até a pilotar avião para evangelizar índios na Amazônia – https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46569827
A Missão Diante da Perseguição | Luiz Sayão | Rota 66 – https://www.youtube.com/watch?v=iQwXjWn0Ub8

Jornalista e pesquisadora apaixonada pela Bíblia. Desenvolveu um trabalho de "Jornalismo Investigativo Bíblico", é autora dos livros Derrubando Mitos e Apocalipse Investigado. Seus temas envolvem missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análises de textos bíblicos.

ESTUDOS BÍBLICOS---Elias foi alimentado por corvos

  O contexto bíblico mostra que Deus realiza o extraordinário para cuidar de Elias. Corvo (Foto: Reprodução/Canva) “Pergunte, porém, aos ani...